Golpes e mais golpes

A um tempo atrás li em algum lugar(desculpe, não lembro onde, provavelmente no MeioBit) sobre os espertinhos que se aproveitam da burrice inocência das pessoas. Claro que já recebi e-mails do tipo, mas ainda não escrevia(escrevia, se alguém le eu não sei, as nobres almas nunca responderam). Acabei de receber dois e-mails interessantes(e óbviamente bastante comuns) sobre o assunto.

Um deles veio diretamente do Orkut. Me avisando que ouve uma denúncia quanto ao meu perfil se utilizar de dados ilegais. Mas que diabos…conscientemente sei que não existe absolutamente nada de ilegal no meu perfil que é utilizado apenas para contato com amigos(amigos, e não “MiGuXoS” como bem define o amado/odiado Cardoso). O interessante do fato, é o Google utilizar um e-mail da Globo e atendendo pelo nome de usuário de um Edson Luiz, que deve ser algum ídolo pederasta do criador do e-mail.

imagem1.JPG

O outro e-mail veio do Bradesco(que inclusive me fez rir por lembrar de um post do Bruno Torres falando sobre como o Internet banking do Bradesco era sofrível) e me informatava da necessidade de instalar um componente mais atualizado para acessar minha conta pelo Internet Banking. Opa, vamos devagar, desde quando eu tenho uma conta no Bradesco? E mais importante, desde quando eu tenho uma empresa? Isso para nem mensionar que o arquivo de instalação da nova versão do Certificado Digital se localizava em um servidor da Coréia(?) mesmo o banco sendo brasileiro. Estranho…para dizer o mínimo.

imagem2.JPG

Pelo menos devemos dar um certo crédito aos caras, eles tiveram a descência de escrever corretamente, diferente de alguns “assesse a sua conta, clique aqui” que existem por aí.

  1. #1 por Gustavo Montes em 26/03/2007 - 14:39

    Realmente dá pano pra manga… As fraudes só continuam porque tem gente caindo… não sei se todos tem essa impressão, mas pra mim algumas pessoas “emburrecem” ao sentar na frente do PC… se chega uma carta ou um telegrama de alguém que não conhecem, estranham, desconfiam… com e-mail não… “chegou pra mim eu abro”.

  2. #2 por Sigil em 26/03/2007 - 14:54

    Não é impressão sua não cara. Também não sei ao certo, mas é só usar de algum artifício chamativo como isca que as pessoas saem abrindo qualquer coisa que mandem pra ele sem nem pensar. Talvez seja a curiosidade aliada a falta de preparo técnico sobre o assunto. Coloca algo como fotos ou videos de pessoas famosas, insinuações sobre nós mesmo ou conhecidos e pronto, lá vai o povo clicando sem nem saber o que estão fazendo.
    Por isso concordo quando falam que não existe sistema 100% seguro, o usuário é a peça principal disso, se ele faz as besteiras, não tem sistema que defenda.

Deixe um comentário

